A Família e a escola , nos dias de hoje, têm tarefas complementares. À família cabe a tarefa de dar identidade e estrutura, carinho e valores morais às crianças, além de proporcionar-lhes suporte material e acolhe-las.
É na família que a criança inicia seu processo de aprendizagem e começa a se relacionar com as coisas do mundo. É o berço, onde cada membro começa a receber influências acerca de hábitos, crenças e medos. É onde tem início a construção do cotidiano e do amadurecimento gradual das crianças .Na medida em que as pessoas vivem em família, vão construindo uma história de vida que será sua companheira pelos anos da existência.
A vida em família é muito interessante. A criança sabe que faz parte desse grupo por identidade genética, por influência ideológica e por ocupar um mesmo espaço físico. Contudo, ela se individualiza do pai, da mãe e dos demais membros. Isso é a identidade própria que cada um carrega consigo, tornando o ambiente familiar repleto de ricas experiências em relacionamentos interpessoais. De certa forma, a família funciona como um laboratório social, pois, na vida terão que se relacionar com pessoas de personalidades variadas e múltiplas culturas e costumes.
De certa forma, a criança traz para a escola todo o “código familiar” que vem recebendo desde a sua concepção. Assim, sua adaptação ao novo ambiente depende muito do contexto sócio-afetivo e cultural de seu grupo familiar. Se ela aprende na família a fazer uma leitura do trânsito social, terá com certeza mais facilidade de relacionamento no grupo social. Assim se ela recebe limites em casa, não terá nenhuma dificuldade em conviver com as normas da escola. Se ela tem organização e disciplina, com certeza não encontrará dificuldades na relação ensino-aprendizagem, pois estará pronta para seguir as regras e procedimentos didáticos que a levarão ‘a compreensão do assunto. Ela tem que estar preparada para o exercício do “fazer sozinha”, o que é fundamental para a aquisição do conhecimento. Dessa forma, vale saber que é nas relações familiares que a criança constrói seus primeiros vínculos com aprendizagem e é desta relação que ela formará o seu estilo de aprender. Por isso, tem sido freqüente a nossa preocupação no sentido de estarmos mais próximos às famílias.
A escola é uma instituição socializadora. Ela abre espaço para a construção de conhecimento, mas também para a formação do ser humano. Diferentemente da família a escola tem mais objetividade em sua proposta, está comprometida com a capacitação do aprendiz, dando a ele a base necessária para bom desempenho, além, é claro, de promover situações em que se desenvolvem valores para a aventura de desvendar-se para o mundo.
Como a escola e a família têm o mesmo fim, que é preparar as crianças para a vida, devemos sempre estar juntos.
Nessa caminhada, vamos aprendendo cada vez mais sobre a vida, sobre o outro e sobre nós mesmos.
Um grande abraço
Carla Baldini- Psicóloga