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Nos dias de hoje, é comum as crianças irem mais cedo para a escola.

Os pais podem optar por deixar seu filho em um Berçário (Pré-Escola), deixar com familiares ou contratar uma babá. A escolha deve ser feita com maturidade, pois podem surgir críticas e como os pais são os responsáveis pela criança devem estar seguros de sua decisão.

A opção sendo por uma escola, os pais e familiares podem fazer uma pesquisa no bairro em que moram, considerar a busca por uma escola que se adapte às expectativas elencadas ex: ( porte da escola – pequena, média ou grande – número de alunos por sala, filosofia da escola, valor da mensalidade, etc), sempre é bom uma visita pelo espaço físico e uma conversa com a coordenação.
A adaptação da criança acontecerá de acordo com a filosofia da escola. É vital na visita para conhecer a escola que as dúvidas sejam esclarecidas e que a família sinta se bem acolhida e sinta a empatia da equipe. Esse sentimento é importante para se desenvolver a confiança e os vínculos afetivos que se farão presentes quando seu filho for aluno.

Na adaptação, preencha a ficha de anamnese e passe o maior número de informações sobre seu filho. É importante para a equipe conhecer as suas necessidades básicas, suas características evolutivas e ter informações sobre os aspectos de saúde, higiene, nutrição infantil etc…

Sendo assim, a socialização da criança poderá se desenvolver harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, autonomia, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual. Detalhes da adaptação devem ser conversados com a equipe de coordenação.

As atividades programadas devem basear-se em suas necessidades e interesses; crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar, aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades.

As atividades como percepção visual, percepção visomotora e coordenação motora, percepção auditiva, linguagem oral, percepções gustativas e olfativas, percepção tátil, Educação Artística e Educação Física integram o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.

Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente que estimule a atividade criadora da criança, além de contribuir para o seu desenvolvimento global, estará, certamente, favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar., fortalecendo a para criar soluções para os novos desafios de seu mundinho.

O desenvolvimento da criança deve ser acompanhado pelos pais, sempre atentos em ressaltar para a criança os avanços e evoluções observados, elogiando e reforçando assim o crescimento e os resultados.

A seguir algumas informações sobre o processo de adaptação no maternal:
1 – A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;

2 – A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações, pois isso pode despertar suspeitas, insegurança e ansiedade.

3 – A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas faz parte da vida e deve ser trabalhada com carinho e calma.

4 – Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação; nascimento de irmãozinho, separação de casal…

5 – O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;

6 – A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência, cada passo deve ser pensado com calma.

7 – Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;

8 – Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;

9 – Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente. Mesmo que a despedida seja acompanhada de choro.

10 – Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;

11 – Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;

12 – Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que enfrentará melhor a nova situação;

13 – O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser compreendido individualmente;

15 – Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola; Respeite caso a resposta ao sair da escola seja o silêncio. Naturalmente a criança se sentirá mais à vontade para falar de suas novas experiências.

16 – Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)

17 – É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.

18 – Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola.

19 – A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um único turno (manhã ou tarde).
Existem crianças que já no primeiro dia se despedem da mãe e se integram com as outras crianças, neste caso não há necessidade do programa de adaptação.

Carla Baldini- Psicóloga Pedagoga e Diretora do Villa Lobos